top of page
Foto do escritorPatrícia Costacurta de Sá Porto

Reposição Hormonal



O que é a reposição Hormonal? É a introdução de hormônios no organismo humano quando eles estão em falta ou em desequilíbrio.

E quando isso acontece? Em situações de falência hormonal, seja ela cirúrgica, patológica (doença), pós quimioterapia... e o mais frequente, e que vamos abordar neste artigo é a MENOPAUSA.

Os Hormônios “... são mensageiros químicos que coordenam as funções corporais...” (GUYTON, Fisiologia 12 Edição)

E são Produzidos em Glândulas Endócrinas que estão em equilíbrio entre si, existe um EIXO HORMONAL que vai desde a Glândula Pituitária, a Hipófise, o Hipotálamo, a Tireóide, o Timo, as Adrenais, o Pâncreas e .... os OVÁRIOS. Estes últimos produzem os hormônios femininos chamados ESTROGÊNIO e PROGESTERONA. As mulheres nascem com um número de células em seus ovários chamadas de FOLÍCULOS, que produzem esses hormônios sob estímulo de dois hormônios da Hipófise, chamados de FSH e LH.


Com o passar do tempo, desde a primeira menstruação (menarca) e a última (menopausa), esses folículos vão sendo recrutados, amadurecidos e por fim descartados e a produção dos hormônios estrogênio e progesterona declinam bem devagar, até que não são mais produzidos, na MENOPAUSA.

O estrogênio e a progesterona não são somente importantes na função reprodutiva feminina, mas são moléculas que agem em todas as partes do corpo feminino, o estrogênio, por exemplo , mantém as células cerebrais protegidas, tem ação anti-inflamatória e anti-oxidante, mantém as células do endotélio vascular (a parte interna das artérias) equilibradas e mantendo a junção entre si, regulando a pressão arterial e a complacência vascular. Estimula a produção de colágeno, mantém as articulações lubrificadas, a mucosa vaginal lubrificada, o cálcio dentro dos ossos... entre outras centenas de funções.

Parece óbvio, e é... que na menopausa quando não produzimos mais o estrogênio, perdemos essas vantagens além dos FOGACHOS que são calores na parte superior do corpo seguidos de mal estar, começam a aparecer de tempos em tempos.


Mas nem tudo está perdido! Com um pouco de paciência, mudança de hábitos e reposição hormonal, teremos uma menopausa tranquila, e uma vida saudável e ativa por muitos anos!

Mas todo mundo deve fazer reposição hormonal? Cada mulher é um ser ÚNICO e deve ser avaliada como tal e sua reposição é individualizada! Nem todas as pacientes respondem da mesma maneira a determinada reposição.

Quer saber mais? Seja bem vinda!

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page