top of page
Foto do escritorPatrícia Costacurta de Sá Porto

Quais são os Exames de Rotina?


O que são exames de Rotina? São exames de screening, de rastreamento que, junto com uma boa anamnese e exame físico, podem sinalizar um problema de saúde no início, possibilitando assim, seu tratamento precoce e cura.

Na ginecologia costuma-se pedir anualmente O Papanicolaou, que é um exame citológico do colo uterino, colhido em pacientes que já iniciaram a atividade sexual. Ele é feito em posição ginecológica e colocando-se um espéculo vaginal para poder visibilizar o colo uterino. Neste momento o profissional com uma espátula e uma escovinha colhe algumas células que vão ser analisadas em laboratório para identificar : qualidade das células, sua predominância hormonal no momento, se há processo inflamatório ou infeccioso (são diferentes) e o mais importante : se há sinais de displasia ou neoplasia nas células, que podem acusar a possível presença do vírus HPV ou até o início de um câncer de colo uterino. É muito importante que a mulher faça esse exame anualmente, pois o câncer de colo uterino pode ser tratado perfeitamente quando diagnosticado no início. Neste momento, se o exame for colhido por profissional experiente, o exame visual e Colposcopia pode ser feita analisando a coloração e aspecto do colo, e através de alguns reagentes verificar se há alguma “ ferida”, ou zona acetobranca que necessite de uma biopsia para ser analisada melhor.

Durante a coleta do Papanicolaou, o profissional que pode ser o ginecologista, observa outros aspectos do exame físico , incluindo-se a palpação das mamas, tireoide, abdome, se há descida da bexiga, flacidez vaginal ou perda urinária durante a manobra de Valssalva etc...

Neste momento, se o ginecologista tiver um ultrassom em mãos , poderá já verificar a posição e tamanho do útero, os ovários e endométrio com mais acurácia do que no exame físico de toque vaginal bimanual.

Além de verificar o peso e a pressão arterial, muito importantes para registro e posterior comparação.

Os exames subsidiários para auxiliar o screening e diagnóstico da paciente devem ser individualmente personalizados, mas em termos gerais Mamografia, Ultrassom de mamas, de tireóide, abdome e transvaginal ajudam bastante a nortear um tratamento ou profilaxia. Se a paciente estiver na menopausa também se faz necessária uma Densitometria óssea, para diagnosticar a probabilidade de desenvolver osteoporose.

Alguns exames laboratoriais são anexados neste screening, dependendo da idade e queixas da paciente, incluindo um perfil hormonal

Na MEDICINA DA LONGEVIDADE, abordamos a qualidade nutricional, de sono, de vida da paciente. Então alguns exames complementares laboratoriais nos direcionam quanto ao nível de estresse, acidez sanguínea e metilação que podem auxiliar em um plano alimentar e comportamental para que ela tenha não só um AGORA saudável mas um FUTURO melhor . Uma Bioimpedânciometria pode ser muito útil para ver a composição corporal da mulher, porcentagem de gordura, múscular, óssea, hidratação para programar uma reeducação alimentar e de atividade física. Tudo isso faz parte de uma Medicina mais ampla de qualidade vida e Longevidade Saudável. Seja Bem Vinda! Cuide-se, Nós podemos te ajudar!



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page