“As consultas de pré-natal devem começar tão logo a mulher deseje engravidar. É nessa consulta que a futura gestante vai tirar suas dúvidas e verificar se tem alguma doença prévia ou condição que possa oferecer risco à sua gestação e ao seu bebê. Boa parte dessas condições, se verificadas previamente, podem ser corrigidas e garantem tranquilidade para a futura mamãe...” FEBRASGO
Assim, o ideal seria que a mulher que deseja engravidar, já começasse a se planejar, e assim muitas condições que poderiam trazer riscos já seriam tratadas. Mas na grande maioria das vezes um bebezinho vem quando quer, então o pré natal só começa quando já se tem o exame positivo nas mãos, mas já está ótimo!! Vamos iniciar essa jornada maravilhosa!
Na primeira consulta, a mãe deve ser OUVIDA , acolhida, nas suas dúvidas, ansiedades, medos e expectativas. Só então serão solicitados os primeiros exames como o ULTRASSOM OBSTÉTRICO TRANSVAGINAL INICIAL, onde confirmaremos a idade gestacional com mais acurácia, e o desenvolvimento do embrião e se está intra-útero. Os primeiros exames laboratoriais são:
Tipagem Sanguínea ABO e Rh, glicemia, Urina1 e Urocultura, TSH e T4 livre, Sorologias (HIV, Sífilis, etc..)
Nessa primeira consulta se examina a paciente com cuidado e atenção, e é colhido o Papanicolaou de gestante, sem risco para o bebê. Uma gestação geralmente dura 280 dias, ou 10 meses lunares e é contada desde o primeiro dia da última menstruação, e é dividida em Trimestres, e cada um deles apresenta características e atenções específicas.
No Primeiro Trimestre (até a 13ª semana de gestação) as consultas são mensais, se não houver risco aumentado. A gestante terá uma carteirinha onde serão anotadas as consultas e exames mensalmente, a cada consulta serão aferidos peso, pressão arterial, altura uterina e batimentos cardíacos fetais. A cada consulta serão solicitados um ultrassom e com 12 semanas o PRIMEIRO ULTRASSOM MORFOLÓGICO. A mãezinha estará se adaptando aos hormônios da gravidez, e nessa fase os enjôos são frequentes.
No Segundo Trimestre (da 14ª a 25ª semana) as consultas são mensais, a mãe já está mais adaptada a gestação e se sente mais disposta. É a hora de fazer exercícios físicos leves, caminhadas, hidroginástica, yoga para ter um terceiro trimestre mais leve e ágil e se preparar para o parto. A mãe já sente seu bebezinho mexer dentro do útero e sua conexão se torna mais evidente. Nesse trimestre o segundo ULTRASSOM MORFOLÓGICO é feito (22 a 25 semanas) e já se sabe o sexo do bebê! O calendário vacinal da gestante é atualizado nessa época
O Terceiro Trimestre chega (26ª ao final da gestação) e o bebê está quase pronto! Falta amadurecer e crescer. Com 28 semanas refazemos os exames do primeiro trimestre e um ECOCARDIOGRAMA fetal, para ver o desenvolvimento do coraçãozinho. As consultas são de 14 em 14 dias a partir das 32 semanas e semanais a partir das 36 semanas. Em cada uma delas é solicitado um ultrassom e nas últimas semanas O PERFIL BIOFÍSICO FETAL, onde o Doppler no Ultrassom é feito para se verificar o fluxo sanguíneo que vai para o bebê (se a placenta está funcionando direitinho) e uma cardiotocografia, onde as contrações uterinas são medidas juntamente com os batimentos cardíacos do bebê, além de outros parâmetros. A Pesquisa de uma bactéria que costuma colonizar a flora vaginal é feita com 35 semanas, O Estreptococos B. Nessa fase a mãe já é acompanhada por uma profissional também para acompanhar o trabalho de parto desde o início, quando ela precisa de acompanhamento em casa no começo, por exemplo. Uma DOULA e uma OBSTETRIZ (veja Blog sobre Equipe Multiprofissional no Parto Humanizado). E um dia, (ou noite, mais frequentemente) aquele serzinho tão esperado resolve chegar e mudar sua vida para sempre! Acabou? Não! O contrário, aqui começa uma GRANDE HISTÓRIA DE AMOR!
Comentarios