top of page
Foto do escritorPatrícia Costacurta de Sá Porto

Por que meu corpo mudou tanto depois dos 40 anos? E piorou depois da Menopausa?



Por que sentimos essa diferença tão grande no nosso corpo e mente depois dos 40 anos e com uma piora importante depois da menopausa?

Parece que tudo acontece de uma hora pra outra, de repente, não temos mais ânimo, nosso sono não é tão reparador, nossa memória falha, não temos mais tanto desejo, engordamos com mais facilidade, principalmente no abdome, nosso cabelo cai mais, nossa pele perde o viço, nossa musculatura mais flácida.... e como não bastasse, pode ter perda urinária, secura vaginal, calores noturnos, nossa pressão pode aumentar, desenvolvemos diabetes, temos mais riscos de AVC e Infarto... sem falar na Osteoporose!!!

Mas por quê????

Será uma sina, nós mulheres passarmos por isso? Tem solução???

Sim, tem solução! A medicina evoluiu muito, e hoje em dia as pessoas vivem por mais tempo, mas talvez com muito menos qualidade de vida, então começou a surgir uma especialidade da medicina que vai além da geriatria, é a Medicina da Longevidade, que estuda os mecanismos do envelhecimento e suas repercussões no ser humano. Muita coisa já está sendo aplicada nas pessoas, e quanto mais cedo, melhor. Não é uma questão de sermos imortais, ou não envelhecermos nada, mas sim de envelhecermos da maneira mais SAUDÁVEL POSSÍVEL, mantendo nosso organismo em funcionamento naturalmente.

São inúmeros os mecanismos de envelhecimento, os radicais livres que são produtos da respiração, os efeitos da Glicosilação a partir da glicose nos tecidos e nas artérias, os Telômeros, que são as extremidades dos cromossomos que encurtam conforme a célula se divide, e uma enzima chamada Telomerase pode retardar esse encurtamento.(Biology of aging: theories, mechanisms, and perspectives - Teixeira,I ; Guariento,M.Ciênc. saúde coletiva 15 (6) • Set 2010)

Sendo assim, sabe-se hoje que existe uma alimentação anti-oxidante que ajuda a manter o corpo saudável, existem hábitos saudáveis de regulação do sono e atividade fisica para manter a mente e corpo equilibrados mas no caso das mulheres existe um relógio biológico que faz contagem regressiva, que são nossos folículos ovarianos. Eles produzem os hormônios femininos que são responsáveis pelo equilíbrio das nossas glândulas endócrinas, nosso metabolismo, nossa pressão arterial, nossa produção de colágeno, nossa produção de massa óssea, massa muscular, líquidos nas articulações, proteção contra doenças degenerativas cerebrais... entre outros.

Então as mulheres sofrem de maneira abrupta o processo de envelhecimento começando no climatério, período que antecede a menopausa, a menopausa e a pós menopausa. O Declínio dos hormônios femininos aceleram e muito o processo de envelhecimento. Antes da menopausa, temos a proteção do estrogênio mantendo a complacência das artérias e a manutenção do endotélio vascular e após a menopausa perdemos essa proteção, e a incidência de infartos iguala-se a dos homens e após 10 a 20 anos de menopausa, em alguns estudos, suplantam em número e gravidade os IAM em homens. (JOHANSSON et al., 1983; KANNEL, 1987). Ou seja, o que nossa pele mostra por fora pode estar ocorrendo dentro do nosso corpo, o envelhecimento se apressa muito após a menopausa.

O que podemos fazer, então? Uma alimentação anti-oxidante e regenerativa, o uso de suplementos para suprir a defasagem de elementos pelo estilo de vida desgastante. Atividade Física Regular e direcionada para cada tipo hormonal feminino. E Reposição Hormonal feita por um Médico Especialista.

Mas a grande maioria das mulheres tem muito medo da Reposição Hormonal, não só as mulheres... mas os colegas médicos também! Nós aprendemos na faculdade que hormônio causa câncer, principalmente de mama. Não é bem assim, existiu um estudo feito com grande número de mulheres nos Estados Unidos na década de 1990, chamado WHI (Women’s Health Initiative) E nele, concluiu-se que mulheres com terapia de reposição hormonal tinham mais câncer, mais AVC. Acontece que este estudo usou mulheres acima de uma certa idade que fizeram uso do Premarim, um hormônio sintético via oral, que ao ser digerido formava uma série de metabóitos que ativavam sim, os receptores alfa proliferativos da mama e tinham efeitos tromboembólicos dentro dos vasos sanguíneos.

Hoje, a Terapia de Reposição Hormonal é o mais natural possível, limitando-se aos níveis fisiológicos do nosso corpo e de forma BIOIDÊNTICA, ou seja, isomolecular aos hormônios que corpo humano produz. Em sua maioria por via Transdérmica, sem ser metabolizado no sistema digestório e, como cada mulher é um ser único, então a reposição é única para cada paciente.

Assim, o corpo feminino manterá a homeostase de antes da falência ovariana da menopausa e juntamente com atividade física, alimentação equilibrada, chegará na velhice na melhor forma possível, com saúde e qualidade de vida.

Aliada, claro às modernas técnicas de rejuvenescimento da pele e íntimo, e de tônus muscular, a mulher pode ter a escolha de viver sua Menopausa e Pós Menopausa do jeito que se sentir melhor, tendo a plenitude da sua Saúde Interna e Beleza.

Quer saber mais? Seja bem Vinda!

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page