Menopausa, de acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) é a última menstruação da vida da mulher, essa data é obtida retrospectivamente, ou seja, após um ano sem menstruar a mulher sabe que já está na Menopausa. Isso ocorre pois os ovários entram em " falência" , eles não produzem mais os hormônios femininos responsáveis pelo ciclo menstrual, o Estrogênio e a Progesterona.
Mas essa Falência Ovariana não acontece de uma hora pra outra, um período chamado Climatério precede a Menopausa e traz consigo uma série de sinais e sintomas, que se intensificam com a Menopausa, dentre muitos, podem ser:
Fogachos (calores geralmente noturnos com intensa sudorese)
Irritabilidade
Insônia
Ganho de Peso
Distribuição de gordura Andróide
Diminuição de Libido
Cansaço
Perda da Elasticidade da Pele
Osteopenia / Osteoporose
Ressecamento Vaginal
Perda Urinária
Aparecimento de doenças crônicas
... muuuuuitos outros
Elencando assim esses sintomas, parece horrível, não é? Mas não precisa ser exatamente assim. Após uma avaliação inicial, exames laboratoriais e de imagem poderemos ter um panorama melhor do momento de vida daquela mulher e do que ela mais se queixa e precisa.
Poderemos melhorar muita coisa com mudanças de hábitos como atividade física regular, reeducação alimentar, melhora da qualidade do sono, entre outras.
Mas muitas vezes, mesmo com essas medidas necessitamos de outros fatores para melhorar a qualidade de vida dessa mulher, como por exemplo fitoterapia .
Fitoestrogênios como extrato de Amora ou soja podem ser usados para os calores e outros sintomas. Valeriana e Passiflora podem ser usadas para uma qualidade de sono melhor. Tribullus terrestris pode ser usado para melhorar a libido e o ganho de massa muscular.
Mas mesmo assim, algumas pacientes ainda vão necessitar de uma melhora mais significativa, então baseado nos exames laboratoriais e de imagem podemos iniciar uma TRH (Terapia de Reposição Hormonal) com acompanhamento sistemático e ajuste de doses. Mas existe um grande receio : Hormônio causa câncer??? Não necessariamente!
Mas aí é outra história!!!
Quer saber mais???
Vamos lá?
Comments