É essa a idéia de dor do parto que você tem? Se sim, provavelmente você ouviu muitos relatos horrorosos de partos sofridos, de como é difícil parir... etc... " A Dor do Parto" virou uma expressão de angústia, de um sofrimento intransponível.
Um relato pessoal : Quando eu perguntei para a minha mãe, Dona Maria Alice, como tinham sido os partos dela, ela me respondeu " Os melhores 4 dias da minha Vida", e eu fiquei curiosa, e ela me explicou com carinho, com os olhos mareados de emoção, cada um dos partos, de como foram esperados, amados, de como parir era maravilhoso e reconfortante! Fiquei curiosa, resultado : Sou Obstetra, ginecologista e mãe de 6!!!! Gostei mesmo da coisa! Dói?? Dói, mas não é lá essas coisas, eu estava tão ansiosa para ver a carinha dos meus bebês que foquei neles, fui bem atendida e acompanhada pela equipe, me passaram segurança e... voilá!
O mais importante é VOCÊ querer! Depois, a equipe bem estruturada, experiente e que te passe confiança. Ser bem acompanhada no Pré-Natal e ter acesso a métodos de controle da dor. É só a anestesia??? Não, tem muita coisa a ser feita antes da anestesia.
De acordo com vários artigos publicados, está provado que muitos métodos não farmacológicos (sem ser remédio ou anestésico) de controle da dor durante o parto normal são usados e obtém resultados importantes (Santos CB, Marçal RG, Voltarelli A, Silva RPM, Sakman R. Métodos não farmacológicos de alívio da dor utilizados durante o trabalho de parto normal. Glob Acad Nurs. 2020;1(1):e2.)
São eles :
Deambulação durante a fase latente e uma parte da ativa
Hidroterapia - banhos quentes de chuveiro ou banheira
Massagens e aromaterapia
Bola de fisioterapia
Acupuntura
Hipno Terapia (Hipnobirthing)
Se a equipe que te acompanha tem uma doula e uma obstetriz (ou enfermeira obstétrica) ela é acionada quando você começa com contrações, vai te avaliar na sua casa e se estiver na fase latente ou ativa precoce, te acompanha nesta fase com banhos, caminhadas e massagens, chazinhos calmantes, uma playlist com musica que você escolheu.... Quando for a hora, vai junto com você para o Hospital ou local escolhido para o Parto. Assim você mantém a conexão e o trabalho de parto evolui harmoniosamente.
No Hospital você vai continuar fazendo exercícios para o bebê descer, para as contrações serem efetivas, a respirar para relaxar e deixar o seu corpo trabalhar naturalmente. Na Fase de Transição uma banheira ajuda muito, se estiver tudo correndo bem sua obstetra pode fazer seu parto na banheira mesmo, não se preocupe, bebê não se afoga, ta?
Atualmente existe uma linha chamada "Hipnobirthing" um "Hipno Parto" onde você treina durante o seu Pré-Natal através de Hipnose com Profissionais habilitados a diminuir consideravelmente a dor do parto, sabia?
Até a Kate Middleton, Princesa da Inglaterra usou essa técnica! (www.hipnoparto.com.br) E essas técnicas todas de alívio da dor estão disponíveis aqui no Brasil para as gestantes e parturientes que querem ter um parto natural, sem dor .
Quer saber mais??
Vamos lá?
Comments