DIU é a sigla de Dispositivo Intra Uterino. Como o próprio nome diz, algo que é inserido dentro da cavidade uterina, geralmente feito de plástico, em forma de T, na sua maioria. Pode ser revestido de cobre (DIU de cobre) ou de um hormônio chamado Levonorgestrel, uma Progesterona.
O DIU foi desenvolvido para anticoncepção, inicialmente o de cobre, sem a adição de hormônios, age inicialmente pela ação do cobre alterando o meio interno do útero, impedindo os espermatozóides de passarem até a tuba uterina, onde seria feita a fecundação do óvulo, e somando-se ao fato de alterar o endométrio, onde o óvulo fecundado se implantaria, sua taxa de eficácia chega a 99% quando bem inserido.
O DIU de cobre pode ser usado por 10 anos em média, e seus sintomas adversos, dependendo da paciente, são aumento do fluxo menstrual e cólicas, mas geralmente em pequeno grau.
O DIU hormonal, que no Brasil as marcas Mirena e Kyleena, foi desenvolvido com um revestimento de Levonorgestrel, uma progesterona que minimiza os efeitos adversos do cobre, tratando a cólica e diminuindo a menstruação. Sendo assim, é muito utilizado para tratamento de leiomiomas uterinos, endometriose, dismenorréia (cólicas) e metrorragia (menstruação excessiva). O hormônio, como já está inserido no órgão alvo, que é o útero, circula na corrente sanguínea da paciente em mínimas quantidades, diminuindo assim os efeitos colaterais do uso da progesterona.
A inserção do DIU (de cobre ou hormonal) pode ser feito em consultório, sob anestesia local. Antes de ser inserido, a ginecologista deve conversar com a paciente, examiná-la e analisar um ultrassom transvaginal e Papanicolaou recentes. Após a inserção a mulher pode sentir uma cólica fraca naquele mesmo dia, depois geralmente não sente mais nada de diferente. Em aproximadamente 15 ou 30 dias o controle do DIU deve ser feito através de um ultrassom transvaginal para se verificar se continua no lugar.
Dúvidas freqüentes :
1) O DIU pode se perder no corpo da mulher? Quando bem inserido, o diu fica quietinho no lugar, e quando chega a hora da retirada, é só puxar o foi que fica no orificio externo do colo uterino, visível ao exame ginecológico.
2) O fio do DIU incomoda a paciente ou o parceiro? Não, quando cortado em cerca de 3 cm, o fio do dispositivo amolece no ambiente vaginal e fica enroladinho pra trás do colo
3) O DIU pode sair do lugar? É raro mas pode descer um pouco do lugar que ele deve ficar e quando isso acontece a mulher pode sentir cólica, e isso é um sinal que se deve fazer um ultrassom ou ser examinada para verificar se esta tudo bem.
Quaisquer dúvidas, é só mandar uma mensagem via chat, ou no whatsapp 11942107344
Um abração!
Patrícia Costacurta
Comments