Menopausa, por definição é a última menstruação da mulher, e é definida após 12 meses de amenorréia (ausência de menstruação).
Ela pode ocorrer naturalmente, quando os hormônios que eram produzidos pelos ovários, já não estão em concentração suficiente para desencadear o ciclo menstrual. Ou pode ocorrer por cirurgia, quimioterapia, etc... De maneira geral as mulheres entram na menopausa por volta dos 48 anos, desde 40 até mais de 55 anos, dependendo da reserva ovariana de cada uma. Os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, são produzidos nos ovários. Os ovários contém os folículos que vão ser recrutados mensalmente para a ovulação e já nascemos com um número fixo deles, sendo assim, eles vão diminuindo com o tempo.
Por volta dos 35 anos as mulheres entram em uma fase chamada de CLIMATÉRIO, que precede a menopausa, onde os hormônios já são produzidos em menor quantidade e alguns sintomas como TPM piorada, menstruação diferente (as vezes mais abundante, ou o ciclo fica mais espaçado ou mais curto) fadiga, metabolismo mais lento...etc. Mas ainda não houve a parada da menstruação propriamente dita.
Quando a menopausa chega, alguns sintomas podem acompanhar a mulher de uma maneira que pode ser de leve a intenso. Os mais famosos são OS FOGACHOS, que são fenômenos vasomotores sentidos como ondas de calor que surgem mais frequentemente a noite e podem ser seguidos de insônia. Com a diminuição do estrogênio, os vasos sanguíneos da região pélvica diminuem, a mucosa vaginal fica hipotrófica (fina e mais seca) e com isso o assoalho pélvico fica mais fraco e pode deixar de sustentar alguns órgãos como a bexiga e o útero. Como a mucosa vaginal fica mais fininha e seca, o ato sexual fica um pouco difícil, diminuindo também, a libido. Junto com tudo isso, como se não bastasse, a distribuição de gordura corporal que por causa do estrogênio era "ginecóide", concentrada no culote, nádegas e coxas, vira "andróide", passa a se concentrar no estômago, braços e costas , e o colesterol que até esse momento era limitado pela presença do estrogênio... sobe. Mas nem tudo é ruim na Menopausa!
Muito se pode fazer para que todos esses sintomas sejam contornados, e a mulher tenha uma nova fase de vida plena e feliz! Já que ela agora, mais segura de si, não precisa se preocupar com a anticoncepção, pode desenvolver sua feminilidade de uma maneira mais consciente e segura. A mulher contemporânea é ativa, trabalha, viaja, namora, se diverte... então não pode ficar desanimada, sem libido, com calores, insônia e metabolismo lento! Vamos aproveitar essa nova fase de vida e redefinir alguns hábitos, melhorar a qualidade de vida, pois temos muita lenha pra queimar ainda!!! Vamos conversar? Pois cada caso é um caso diferente, assim como não existe uma mulher igual a outra!
Comments